Gráficos de Proporcionalidade directa
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Gráficos de Proporcionalidade directa
Vamos construir um gráfico de proporcionalidade directa dada pela tabela, referente ao número de bolos comidos pelo João.
Como se pode verificar estamos perante uma situação de proporcionalidade directa, sendo a constante de proporcionalidade directa igual a 2.
Para construir o gráfico teremos que:
traçar um referêncial cartesiano;
no eixo das abcissas iremos marcar, neste exemplo, o número de dias;
no eixo das ordenadas iremos marcar, neste exemplo, o número de bolos;
escolhe-se uma unidade para graduar cada recta, tomando como origem o ponto de intersecção de cada recta, neste exemplo, iremos escolher a graduação 1, para ambos os eixos, todavia, podemos ter situações onde é conveniente utilizar graduações diferentes.
marca-se cada par de valores fazendo corresponder a um ponto no referêncial, neste exemplo, marca-se os pontos A(1,2); B(2,4); C(3,6); D(5,10) no referencial cartesiano.
Observando atentamente o gráfico, podemos reparar que todos os pontos encontram-se sobre uma linha recta que contém a origem, ou seja, os pontos estão alinhados com a origem.
Esta é uma característica dos gráficos de proporcionalidade directa.
Num gráfico de proporcionalidade directa todos os pontos estão sobre uma recta, que passa pela origem do referêncial, ou seja, pelo ponto (0,0).
Deste modo, obtemos o seguinte gráfico de proporcionalidade directa.
http://www.prof2000.pt/users/nunof/pagina/grafico_de_prop.jpg
Reconhecer uma situação de proporcionalidade directa através do gráfico que representa a correspondência
Para reconhecer, num gráfico, uma situação de proporcionalidade directa, basta verificar que todos os pontos estão alinhados com a origem do sistema de eixo, ou seja, se unirmos os pontos, o gráfico é uma linha recta que passa na origem.
O gráfico é uma linha recta que passa na origem, logo, este gráfico representa uma situação de proporcionalidade directa.
O gráfico é uma linha recta que não passa na origem, logo, este gráfico não representa uma situação de proporcionalidade directa.
O gráfico não é uma linha recta, logo, não representa uma situação de proporcionalidade directa.
se tiverem alguma duvida mandem-me uma mensagem privada, os melhores cumprimentos o adiministrador
Como se pode verificar estamos perante uma situação de proporcionalidade directa, sendo a constante de proporcionalidade directa igual a 2.
Para construir o gráfico teremos que:
traçar um referêncial cartesiano;
no eixo das abcissas iremos marcar, neste exemplo, o número de dias;
no eixo das ordenadas iremos marcar, neste exemplo, o número de bolos;
escolhe-se uma unidade para graduar cada recta, tomando como origem o ponto de intersecção de cada recta, neste exemplo, iremos escolher a graduação 1, para ambos os eixos, todavia, podemos ter situações onde é conveniente utilizar graduações diferentes.
marca-se cada par de valores fazendo corresponder a um ponto no referêncial, neste exemplo, marca-se os pontos A(1,2); B(2,4); C(3,6); D(5,10) no referencial cartesiano.
Observando atentamente o gráfico, podemos reparar que todos os pontos encontram-se sobre uma linha recta que contém a origem, ou seja, os pontos estão alinhados com a origem.
Esta é uma característica dos gráficos de proporcionalidade directa.
Num gráfico de proporcionalidade directa todos os pontos estão sobre uma recta, que passa pela origem do referêncial, ou seja, pelo ponto (0,0).
Deste modo, obtemos o seguinte gráfico de proporcionalidade directa.
http://www.prof2000.pt/users/nunof/pagina/grafico_de_prop.jpg
Reconhecer uma situação de proporcionalidade directa através do gráfico que representa a correspondência
Para reconhecer, num gráfico, uma situação de proporcionalidade directa, basta verificar que todos os pontos estão alinhados com a origem do sistema de eixo, ou seja, se unirmos os pontos, o gráfico é uma linha recta que passa na origem.
O gráfico é uma linha recta que passa na origem, logo, este gráfico representa uma situação de proporcionalidade directa.
O gráfico é uma linha recta que não passa na origem, logo, este gráfico não representa uma situação de proporcionalidade directa.
O gráfico não é uma linha recta, logo, não representa uma situação de proporcionalidade directa.
se tiverem alguma duvida mandem-me uma mensagem privada, os melhores cumprimentos o adiministrador
como faço ?
quero saber como faço para teclar com vc para tirar minhas duvidas
Ass: Caroline00
Vc é professor de matemática?
Ass: Caroline00
Vc é professor de matemática?
caroline00- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/07/2009
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