Explicador On-line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Halogenação, isomeria...ajuda!

Ir para baixo

Halogenação, isomeria...ajuda! Empty Halogenação, isomeria...ajuda!

Mensagem  i need help ;) Dom maio 25, 2014 9:48 pm

1 – Em se tratando de halogenação de hidrocarbonetos, alguns exemplos de reação genérica podem ser:
R – H + X2 → R – X + HX
ou R=R' + X2 → X-R-R'-X
ou R≡R' + X2 → R(X)2-R'(X)2 ,
onde R faz referência ao carbono (um ou mais) e X faz referência ao halogênio (F, Cl, Br, I, At), e sabendo que os resultados da reação estão baseados nas CNPT, substitua R por um composto contendo 5 carbonos alifáticos e com uma dupla insaturação e X por Cl, equacione a reação que se encaixa nas informações fornecidas e responda as questões. (Dados: C:12u; O:16u; H:1u; Cl: 35,5u; Br:80u; F:19u; P.V=n.R.T, onde R=0,082; K=ºC + 273; CNPT: P=1atm; T=273K)
a) Represente todas as fórmulas estruturais possíveis do hidrocarboneto bem como seus respectivos nomes e isomerias.
b) Represente todas as fórmulas estruturais possíveis para o haleto orgânico, sabendo que esta reação segue a regra de Markovnikov.
c) Se o rendimento da reação for de no máximo 70%, qual a quantidade de litros de HX que serão produzidos a partir de 3300g do hidrocarboneto?
d) Considerando o rendimento da reação de 75%, qual a quantidade de mols de haleto orgânico que serão produzidos a partir de 330g do hidrocarboneto de origem?
e) Estimando um tempo de reação de 58 minutos/mol para um rendimento máximo de 80%, quantas horas serão necessárias para se produzir uma quantidade de 23mols de haleto orgânico?
f) Estimando um tempo de reação de 42 minutos/mol para um rendimento máximo de 90%, quantas horas serão necessárias para se produzir uma quantidade de 4248L de HX?
g) Estimando um tempo de reação de 88 minutos/mol para um rendimento máximo de 97%, quantas horas serão necessárias para se consumir uma quantidade de 1,204x10³³ moléculas de hidrocarboneto?
h) Estimando um tempo de reação de 30 minutos/mol para um rendimento máximo de 55%, quantas horas serão necessárias para se consumir uma quantidade de 21,408x10²³ moléculas de X2?

i need help ;)

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos